quarta-feira, 23 de março de 2011

ATENÇÃO! RELAÇÃO DE GÊNEROS DO DISCURSO (PROVA DE REDAÇÃO VESTIBULAR 2012).


PROVA DE REDAÇÃO 2012

RELAÇÃO DE GÊNEROS DO DISCURSO

Artigo de Opinião
Carta do leitor
Comentário Interpretativo/crítico

A Prova de Redação do Vestibular da Unioeste procura avaliar não apenas a habilidade de o candidato escrever sobre um tema ou verificar se a produção textual atende à correção ortográfica e gramatical. Mais do que isso, essa prova procura avaliar a competência de interagir com o outro, organizar ideias e informações, estabelecer relações, interpretar dados e fatos e elaborar argumentos a partir de uma situação interativa, o que implica também em processos de leitura.
Os temas de redação são acompanhados de uma coletânea de textos extraídos de fontes diversas que apresentam fatos, dados, argumentos e opiniões relacionados com o tema. A coletânea não apresenta a opinião da banca examinadora. São textos como os que estão disponíveis na vida do leitor de jornais, revistas, livros e meio eletrônico.
Ao elaborar a redação, é importante que o candidato consulte, quando for o caso, a coletânea e a utilize segundo as instruções dadas para cada proposta de redação. Entretanto, ele deve atentar para o fato de que não deve copiar passagens ou partes da coletânea. Ela só deve ser utilizada como forma de citação, se estiver articulada à posição que pretende defender. O candidato pode se valer de informações e argumentos que julgar relevantes para o desenvolvimento da produção textual. É interessante que, desde o início da prova, o candidato selecione o gênero discursivo que mais interesse, concentrando seu tempo e sua atenção na leitura da coletânea referente ao tema e ao gênero escolhido e no planejamento de sua produção textual.
A Prova de Redação do Concurso Vestibular 2012 apresentará duas propostas, elaboradas com base em dois gêneros discursivos, escolhidos entre os três definidos acima: carta do leitor, artigo de opinião e comentário interpretativo/crítico. O candidato deve escolher uma proposta a partir da qual fará sua produção textual. Cada proposta é acompanhada por instruções específicas que delineiam o gênero, com a indicação dos interlocutores aos quais se refere. É preciso que a redação atenda ao gênero discursivo escolhido, o que implica em observar a situação social de produção, circulação e recepção, atendendo ao formato do gênero, ao tema, à interação prevista, ao estilo de linguagem própria do gênero discursivo, aos aspectos textuais, às escolhas lexicais e ao padrão normativo gramatical próprio da variedade linguística usada.

A) Critérios de Correção:

A.1) Situação Social de Produção: Neste caso, objetiva-se avaliar a capacidade de produzir um gênero discursivo, observando a temática pertinente, a adequação à interlocução e a organização composicional do gênero escolhido, tendo em vista a situação social em que o gênero está inserido.

A.2) Aspectos Textuais: Neste caso, busca-se avaliar se o candidato produziu um texto coeso e coerente. No item coerência, serão avaliados o grau de manutenção da discussão e a continuidade temática do texto, evitando contradições e contribuindo para a progressão textual. No item coesão, será avaliado o emprego adequado dos recursos da língua portuguesa para relacionar e articular termos e sequências de um texto. O candidato deve demonstrar que sabe utilizar adequadamente, por exemplo, pronomes para retomar posicionamentos e informações já mencionadas e conjunções para relacionar novos argumentos aos já apresentados.

A.3) Adequação à Norma Padrão Escrita: Neste caso, observar-se-á se o vestibulando demonstra capacidade de elaborar um texto que atenda ao registro adequado da língua em face da interlocução própria ao gênero discursivo escolhido. Ele deve, ainda, revelar domínio dos recursos de pontuação, das regras gramaticais adequadas ao gênero escolhido e do sistema ortográfico.

B) A correção será feita observando a tabela apresentada a seguir:


Objeto
de
Análise
Composição
do
Gênero
Distribuição
da Nota
da Prova

Elementos de análise









Gênero
Discursivo




1. Situação
Social de
Produção (30)
10
1.1) Abrange satisfatoriamente o tema?



10
1.2) a) Atende à necessidade de interação estabelecida (com quem, para quem, o que, quando, onde, de acordo com o contexto de produção, circulação, recepção)? b) Atende ao formato do gênero?


10
1.3) Expressa o domínio da linguagem que o gênero requer (narrar, relatar, argumentar, expor, descrever ações, etc.?)


2. Aspectos
Textuais (20)
10
2.1) Coerência (o texto revela articulação, não contradição, progressão, etc.?)

10
2.2) Coesão (há um domínio adequado dos mecanismos de coesão referencial (pronominal) e sequencial (conjuntiva)?)

3. Uso da
Norma
Culta (10)

10
3.1) Concordância (verbal e nominal); Regência (verbal e nominal);  Conjugação verbal; Pontuação; Aspectos ortográficos, etc.



C) Será sumariamente desclassificada a redação que:

a) Apresentar menos de 20 (vinte) linhas de extensão;
b) Não atender ao gênero textual solicitado;
c) Fugir à temática proposta para a situação de interação;
d) Estiver escrita com letra ilegível ou feita em forma de desenhos, números, espaçamentos fora do normal entre palavras ou na disposição do texto no papel;
e) For escrita a lápis na versão definitiva;
f) Não estiver escrita nas folhas de versão definitiva;
g) Não estiver escrita em língua vernácula.

5 comentários:

  1. Que blog útil esse.. ótima iniciativaa...

    ResponderExcluir
  2. hello there people!

    ResponderExcluir
  3. Qual a estrutura de um comentário interpretativo/crítico?
    1°paragrafo
    desenvolvimento
    conclusão

    ResponderExcluir
  4. Gente: vocês estão de parabéns!
    Sou professor de Língua Portuguesa e trabalho as questões linguísticas de gramática, produção textual e leitura.
    Trabalhei em escolas, cursinhos e na Universidade Federal do Amazonas e agora estou no Paraná (Cascavel).
    Como não estava por dentro das características do VEST da UNIOESTE, recorri à NET e encontrei esse BLOG.
    Seus comentários me ajudarão a instrumentalizar meus alunos do Paraná com MUITA EFICIÊNCIA E PONTUALIDADE!
    Gostaria de me colocar à disposição de vocês, se precisarem de ajuda ou dicas.
    Abraços,
    Prof. Adolfo Hickmann
    e-mail: hickmannadolfo@gmail.com

    ResponderExcluir